A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) divulgam a operação do sistema de rodízio de veículos em São Paulo durante o feriado de Corpus Christi. Assim, o rodízio estará suspenso na quinta-feira (30) e sexta-feira (31). No entanto, voltará a vigorar normalmente a partir de segunda-feira (3).
Restrições do rodízio de veículos em São Paulo
O rodízio restringe a circulação de veículos de passeio em horários e dias específicos em ruas designadas dentro do município de São Paulo, incluindo o Centro Expandido. A restrição ocorre durante o período da manhã, das 7h às 10h, e à tarde, das 17h às 20h, considerando também o último número da placa do veículo.
Consequências do não cumprimento do rodízio
A desobediência ao rodízio no Centro Expandido constitui infração média, sujeitando o condutor a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação. Há diversos radares de leitura de placa espalhados pela cidade, resultando em punição para quem passar por eles. A penalização segue a restrição de acordo com o último dígito da placa:
– Segunda-feira: finais 1 e 2
– Terça-feira: finais 3 e 4
– Quarta-feira: finais 5 e 6
– Quinta-feira: finais 7 e 8
– Sexta-feira: finais 9 e 0
Exceções e observações
A suspensão do rodízio não se aplica a veículos pesados, como caminhões, as Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) mantêm o rodízio. As faixas exclusivas de ônibus não podem ser utilizadas por veículos particulares, sendo infração gravíssima desrespeitar essa regra, acarretando multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Isenções e considerações finais
Certas categorias de veículos, como ambulâncias, viaturas policiais e de bombeiros, estão isentas do rodízio, assim como profissionais de áreas específicas e pessoas com mobilidade reduzida por motivos de saúde. Modelos elétricos e híbridos também são isentos do rodízio municipal. Siga orientações adequadas e esteja atento às regras de trânsito para uma circulação segura e regulamentada em São Paulo.