Rodízio de veículos é suspenso na cidade de São Paulo a partir do dia 26 de dezembro | Medida entra em vigor para aliviar trânsito da capital

A Prefeitura de São Paulo anunciou a retomada do rodízio de veículos a partir desta quinta-feira, após a paralisação dos motoristas e cobradores na cidade. O rodízio para veículos de passeio será temporariamente suspenso a partir da próxima terça-feira, estendendo-se até o dia 5 de janeiro de 2024 e retornando ao funcionamento no dia 8 de janeiro.

Apesar da suspensão do rodízio para veículos de passeio, as restrições para veículos pesados, como caminhões, e as áreas de Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e de Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) permanecem em vigor.

Durante o período de rodízio, os veículos não podem circular no Centro Expandido, incluindo vias como as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. As restrições são aplicadas de acordo com os seguintes critérios:

– Segundas-feiras: placas com final 1 e 2;
– Terças-feiras: placas com final 3 e 4;
– Quartas-feiras: placas com final 5 e 6;
– Quintas-feiras: placas com final 7 e 8;
– Sextas-feiras: placas com final 9 e 0.

Vale ressaltar que circular em locais e horários proibidos pela legislação de trânsito resulta em infração de nível médio, acarretando em multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na carteira do motorista. Certifique-se de cumprir as regras estabelecidas para evitar penalidades.