Verifique se o rodízio de veículos em SP está suspenso nesta sexta, 31

Durante o feriado, quais são as regras do rodízio de veículos em São Paulo?

O funcionamento do rodízio de veículos em São Paulo durante o feriado de Corpus Christi é uma questão que gera dúvidas. Circular pelo centro expandido da capital nos horários restritos pode resultar em multas e pontos na CNH. A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) definiram as regras para o rodízio durante esse período.

Restrições do rodízio e horários permitidos

O rodízio restringe a circulação de veículos de passeio em horários e dias específicos nas ruas do município de São Paulo e no Centro Expandido. A proibição ocorre de 7h às 10h e de 17h às 20h. Além disso, as restrições são baseadas no final da placa do veículo.

Durante o feriado, o rodízio foi suspenso na quinta-feira (30) e sexta-feira (31). No entanto, a restrição voltará a vigorar na segunda-feira (3 de junho).

Multa por desrespeito ao rodízio

Circulando pelo Centro Expandido durante o rodízio, o motorista comete infração média, sujeito a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. Radares com leitura de placa estão presentes pela capital, punindo quem desrespeita a regulamentação. As multas variam de acordo com o final da placa do veículo, sendo:

– Segunda-feira: finais 1 e 2
– Terça-feira: finais 3 e 4
– Quarta-feira: finais 5 e 6
– Quinta-feira: finais 7 e 8
– Sexta-feira: finais 9 e 0

Exceções e isenções do rodízio

Veículos pesados como caminhões não têm a suspensão do rodízio durante o feriado. As Zonas de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF) mantêm o rodízio. Além disso, as faixas exclusivas de ônibus não estão liberadas para veículos particulares, resultando em infração gravíssima com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.

Algumas exceções são concedidas, como veículos utilizados em serviços essenciais, gestantes, pessoas com mobilidade reduzida e veículos elétricos e híbridos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram para mais informações sobre o trânsito e veículos.